quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Hipertexto
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto).
O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas, ou seja, uma (re)construção coletiva. O termo hipertexto, cunhado em 1965, costumeiramente é usado onde o termo hipermídia seria mais apropriado. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto).
Na minha opinião o hipertexto é uma nova forma de construir texto, que supera as limitações da linearidade, tornando o texto mais atraente que representa bem o nosso pensamento, além de ser algo que pode ser construído por muitas pessoas.
Os hipertextos são meios que nos levam a muitos lugares, podendo nos informar de várias coisas no mesmo texto, sendo que vamos a nosso critério ler e viajar em cada informação.
Na educação é um processo de busca e construção do conhecimento, uma forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita, além de ser uma forma nova, e tudo que é novo é atraente aos alunos, também é uma forma atraente porque esse meio de comunicação já faz parte do “mundo” dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário