sábado, 9 de janeiro de 2010

PORTIFÓLIO DE ADRIANA C.D’AVILA

Fazendo o curso de Tecnologia da Informação e Comunicação - EPROINFO, aprendi muitas coisas. Abaixo estão registradas algumas experiências significativas.
Na atividade 1.3 comentei sobre a entrevista do professor Ladislaw Dowbor sobre Educação e tecnologia e refleti sobre suas idéias, que pode ser encontrada no meu blog. Foi importante assistir a essa entrevista, para aprender um pouco mais sobre as TIC no dia-a-dia. A maioria dos alunos conhece e tem contato desde a televisão, o rádio até a internet, por isso já estou adquirindo o conhecimento de como utilizar essas tecnologias na vida cotidiana, para ajudar meus alunos.
Na atividade 1.4 apresento as tecnologias utilizadas na minha escola.
Na atividade 1.5 pesquisei no site: do Portal do Professor, sugestões de aula e escolhi uma na área de Língua Portuguesa sobre o “Uso dos porquês na produção textual” da autora Rita de Cássia Delconte Ferreira. Refleti sobre essa aula e com certeza as experiências serão aproveitadas para minha prática pedagógica. São sugestões excelentes para me auxiliar no trabalho utilizando as TIC.
Na atividade 1.6 relato sobre os recursos tecnológicos usados na minha prática pedagógica, que vão desde um simples lápis até o computador. São recursos que existem para facilitar a vida, e então através deles posso transformar a aprendizagem.
Na atividade 1.7 e 1.8 realizei a pesquisa de vários projetos e escolhi o “Projeto Rádio Escolar Virtual” da escola do Colégio Ceneticista Padre Anchieta (Mídias na educação). Esse projeto é bem estruturado e com certeza chamará a atenção dos alunos, envolvendo-os no seu desenvolvimento.
Na atividade 2.2 falo sobre o hipertexto que é uma nova forma de construir texto, que supera as limitações da linearidade, tornando o texto mais atraente que representa bem o nosso pensamento, além de ser algo que pode ser construído por muitas pessoas.
Na atividade 2.4 e 2.5 eu Adriana Correia D’avila, Oscarina Rêgo Barbosa e Aluízio Ferreira da Silva realizamos um o Plano de aula com o tema: Ampliando os conhecimentos com a internet.
No Registro digital relato uma experiência com o computador como instrumento de pesquisa e digitação, na área de Língua Portuguesa envolvendo Parlenda, realizada com meus alunos, na escola Messias Rodrigues de Souza.
Na atividade “Experiência com o Wikcionário em português”. Apesar das dificuldades consegui Incluir nele o verbete “Alesado”. É um site com muitas informações importantes.
Na atividade 3.2 e 3.3 pesquisei em vários sites, durante essa pesquisa encontrei muitas sugestões plausíveis para a prática pedagógica.
Após as visitas aos sites solicitadas pela atividade 3.5 produzi um Plano de Aula e o executei na minha escola, conforme a atividade 3.6 pedia. Foi uma experiência ótima com o uso das tecnologias, que será base para muitas que ainda executarei.
Após esse curso, utilizando as tecnologias de comunicação e informação com meus alunos, melhorei minha competência como professora. Assim posso afirmar que estou oferecendo uma educação colaborativa, social e humana, e realizando uma proposta educacional que proporciona uma inteiração entre "vivência, escola e os meios modernos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário