quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Registro digital da experiência
Trabalhei com parlenda na área de Língua Portuguesa, com a utilização do computador como instrumento de pesquisa e digitação para ampliar o conhecimento dos alunos do 5º ano (25 alunos), da Escola Municipal Messias Rodrigues de Souza. O assunto tratava-se da estrutura de uma parlenda e produção da mesma, dessa forma podemos melhorar a leitura e a compreensão dos alunos, para conclusão do planejamento. Para a realização foram necessárias seis aulas.
Tive uma conversa inicial a fim de levantar os conhecimentos prévios dos alunos, expliquei que a proposta era produzir uma parlenda em cima de uma musiquinha de roda ou outra conhecida por eles.
Após essa iniciação formamos trios e duplas para o trabalho, tendo o cuidado de estar sempre um(a) aluno(a) na dupla que soubesse manusear ou tivesse contato com o computador. Dei dicas de como produzir uma parlenda depois os convidei a pensarem sobre músicas que conhecem e cada trio produziu sua parlenda. Na aula seguinte apresentaram as mesmas para os colegas.
Em outra aula fomos para sala de computação para digitarem suas parlendas, fui mostrando como utilizar a ferramenta à medida que iam sentindo necessidade, como se ia para o Word, utilizar o backspace, delete, sinais de pontuação, salvar o documento e etc. Nesse primeiro momento os alunos que já tinham contato com a ferramenta ajudaram o(s) colega(s) que não sabiam, e percebi que eles não sentiram muita dificuldade, pelo contrário estavam entusiasmados para aprenderem.
Na aula seguinte partimos para a pesquisa. Como as músicas que eles escolheram para produzir a parlenda eram diversas, dei a sugestão para todos digitarem o nome da música no site de pesquisa http://www.google.com.br/ e pesquisarem a música, ler e comparar com sua criação, vendo o que podia ser melhorado. Conseguiram pesquisar com bastante êxito.
Depois de tudo pronto levamos nossas parlendas para a outra turma de 5º ano analisarem e dar sugestões, se necessário, para melhorar as produções. Depois de revistas e corrigidas pelos próprios alunos colamos as mesmas no mural da escola.
Conversando com as professoras que atuam junto comigo no 5º ano da nossa escola, as mesmas disseram ter achado bem interessante e uma delas disse que iria desenvolver esse planejamento com seus alunos, a outra por não ter o conhecimento de como manusear a ferramenta não afirmou que iria desenvolver, mas também gostou do planejamento executado.
Pude perceber que os alunos aprenderam bastante, com motivação e curiosidade, e conseguiram desenvolver as competências e os conhecimentos que esperava, como: digitar, salvar o documento, refletir na escrita, pesquisar, além de cooperar com os colegas os ajudando quando necessário. Os mesmos aprenderam a criar pasta, e sentiram ainda mais gosto pela aula.
Conversando sobre a aula com meus alunos, os mesmos relataram que acharam muito legal, que aprenderam coisas que não sabiam, e que é uma experiência que ainda não tinham vivido na escola.
Em suma, esse trabalho veio me fazer “ver” como as tecnologias sendo trabalhadas na escola são necessárias e completa a magia que a sala de aula deve ter para que o aluno se desenvolva com prazer, despertando nele a curiosidade e o gosto pelo aprender com ajuda de um novo recurso.



Referências bibliográficas

http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/

http://silandrade.glogster.com/estudando-porquinhos/

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